quarta-feira, 18 de junho de 2014

DICAS PARA GRAVIDEZ FIT!

Recebo muitas questões sobre como era o meu estilo de vida quando estava grávida, e por isso decidi partilhar convosco algumas dicas que espero que vos mantenham motivadas nesta fase tão maravilhosa da vossa vida. De qualquer forma antes de iniciarem falem sempre primeiro com o vosso médico.

 
A verdade é que pude comprovar que o exercício durante a gravidez pode de facto melhorar a qualidade dos nossos dias de uma forma que não imaginamos. Torna tudo mais fácil, mais leve, fisica e psicologicamente, ajuda a mãe e beneficia o bebé e o seu bem estar, apenas deve ser feito sempre com cabeça e sem loucuras.
 
Primeiro que tudo e se já treinavas, é essencial modificar e ajustar esses mesmos treinos. Quase tudo se pode continuar a fazer durante a gravidez desde que seja adaptado para a nova realidade:
Se corrias na passadeira podes agora fazer caminhada com o tapete inclinado, se fazias treinos abdominais concentra-te agora em exercícios que fortaleçam a zona lombar, se praticavas musculação (como eu fazia e continuei a fazer) continua mas reduz as cargas e ajusta a postura á nova condição e barrigão!
 
 
Se já treinavas não necessitas de limitar demasiado o teu treino, tenta variar os exercícios e realizar movimentos compostos como agachamentos com bicipe, afundos com press de ombros, etc!
Eu fiz essencialmente treinos "full body", pois assim quando me sentia menos bem poderia reduzir as idas ao ginásio nessa semana sem prejudicar nenhum musculo em especial. Podes inclusivé fazer exercícios só com o peso corporal, o importante é mesmo não parar! Esquece os ganhos de massa muscular e treinar pensando no musculo e seu desenvolvimento, treina a pensar na condição fisica e no bem estar geral.
 
Não te esqueças da importância da respiração, principalmente durante a gravidez sentimo-nos sem fôlego muito mais rapidamente, afinal de contas respiramos por dois. Controla sempre durante qualquer exercício o batimento cardíaco, e respira fundo várias vezes ao dia. Procura ter momentos de relaxamento através da respiração, no fim do treino por exemplo, antes de dormir, ao acordar...
 
Esta é outra questão que considero fundamental! Vão existir dias em que nem sequer te queres mexer, pois é mesmo nesses dias que é importante fazer nem que seja uma caminhada. Percebi que quanto mais me mantivesse activa e me mexesse, melhor me sentia e combatia as dores e sensação de cansaço. Fazia-me bem á mente e afastava o mau estar, para alem de que melhorava o meu humor.
 
A alimentação foi outro ponto fundamental para 9 meses que passaram como uma brisa fresca e leve! Evitar a comida processada, alimentar-me logo ao acordar e de duas em duas horas, escolher alimentos proteicos e com bons valores nutricionais, evitando as calorias vazias e os açucares, beber muita água (por nós e pelo bebé) ajudaram-me a sentir mais enérgica. Para além disso evita picos de açúcar no sangue, tonturas e desmaios.
 
Para fechar com chave de ouro, e o mais importante a meu ver, sente o teu corpo e respeita-o! Ouve o teu corpo, os sinais, as sensações e aproveita cada momento, cada dia e cada experiência ao máximo! Transformar a gravidez numa experiência inesquecível e gratificante, depende, na maioria dos casos, apenas de nós, do nosso comportamento, pensamento e atitude.
 
 
Bons treinos e felicidades ás futuras mamãs!
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário